gabriel "a minha playlist"

Vou fazer as honras da casa e ser o primeiro a publicar o top 10 das músicas da minha vida, acedendo assim ao desafio lançado pela Linhas. Haverá tarefa mais masoquista? hehe. Pensei primeiro em dar uma vista de olhos na discografia que tenho cá por casa na esperança de me ajudar, o que além de ir demorar imenso tempo, ia de certo influenciar a minha escolha. decidi portanto fazer a lista de cabeça enumerando 10 músicas que marcaram-me em determinadas alturas da vida. não que sejam as minhas 10 músicas preferidas, nem são tão pouco as 10 melhores músicas de sempre, mas fazem/fizeram parte da minha vida.

1.Pink Floyd "Shine On You Crazy Diamond"
É "A" música d"A" banda!! Cresci com o meu pai a ouvir Pink Floyd. E se quando era pequeno não ligava muito, a verdade é que o bichinho ficou, e quando tinha já alguma maturidade musical, é normal que tenha voltado às origens para redescobrir a melhor banda de sempre. Foram-se tornando a minha banda favorita e isso é algo que nunca irá mudar independentemente de tudo o que possa surgir no mundo da música. Esta faixa presente no disco "Wish You Were Here" é a minha música de eleição de sempre. Só para vos fazer inveja deixo a foto do vinil que tenho cá em casa, acompanhado ainda pelos dois primeiros LPs dos Pink Floyd The Piper At The Gates Of Dawn e A Saucerful Of Secrets. É o que dá ter a discografia completa em vinil, hehe!!
PS: Nada de gozar com a minha colcha...

2.Animal Collective "The Softest Voice"
Eu quando falecer, quero esta música no meu funeral...
i feel alright
i found a place that fits tight
its feels small
but i won't get sad about it
the softest voice said to me
all through last night
i forget
but i wont feel bad about it
ill stay inside and find a page that sounds right
bombs outside
such small birds laughing at me
Foi com o disco Sung Tungs que descobri os Animal Collective e comecei a ouvir coisas mais experimentais. Adoro tudo nesta música. Faz-me sentir bem e calmo, e faz-me sonhar... Gosto!

3.Pavement "Stereo"
Qual foi a melhor banda dos anos 90? Então? Toda a gente sabe que foram os Nirvana!!
Será?
Para mim não... Ninguém bate os Pavement nessa decáda (pelo menos para mim :P)
Banda do génio da música mais ind(i)ependente Stephen Malkmus, que ainda hoje nos dá música através dos também muito recomendáveis Stephen Malkmus And The Jicks. Apenas os descobri na década 00, e rapidamente me rendi aos encantos destes senhores e me arrependi de tanto tempo ter demorado. Mas mais vale tarde do que nunca, e ainda há por ai muito boa gente que ainda não os descobriu...

4.KoRn "Freak On A Leash"
Ok ok... Acho que por esta altura quem quer que esteja a ler isto deve estar-se a rir... Porque raio é que alguém com o mínimo gosto musical colocaria os KoRn na lista do top 10 de músicas favoritas?
Quando somos novos começamos por ter contacto com a música através dos discos dos pais e do que vemos na televisão e ouvimos na rádio. Até que chegamos a uma idade e começamos a tentar descobrir músicas com as quais nos identifiquemos mais. Comigo essa fase deu-se com o Follow The Leader dos KoRn. Disco comprado pelo meu primo e que alguém lhe tinha sugerido, e que não tinha nada a ver com algo que eu tivesse ouvido até à altura. Feita a cópia do disco, era ouvido todos os dias, e mais do que uma vez por dia. Seguiu-se depois a descoberta dos discos anteriores por intermédio de amigos (sim, porque naquela altura a internet não era o que é agora...) Foi a minha banda favorita por muito tempo, sabia a história de vida dos elementos da banda, sabia as letras de cor. Só tive oportunidade de os ver ao vivo já pós-fascínio pelo nu-metal, mas retenho esse concerto na memória como um dos melhores da minha vida.

5.The Strokes "Last Nite"
12º ano, viagem de finalistas a Lloret del Mar, viagem de ida ao som de bandas de nu-metal, viagem de regresso ao som de Is This It dos The Strokes e de Souljacker dos Eels, comprados em Barcelona. Foi o ínicio da minha maturidade enquanto ouvinte de música, hehe. Comprei ambos os discos conhecendo apenas uma música de cada um deles, mas como precisava de mudar o tipo de som que ouvia, decidi arriscar. Hoje em dia ainda oiço os dois albuns com frequência, e marcaram para sempre a minha maneira de ouvir música. E tudo por causa deste Last Nite.
ps: parem de comparar OPN com The Strokes por favor!!!! acho que se aceita mais facilmente a comparação de OPN com os 4Taste...

6.Built To Spill "Goin' Against Your Mind"
Conheces Built To Spill? Não? Então pára de ler isto e vai já a uma loja de discos comprar tudo o que encontrares deles!!! JÁ!! É uma das bandas mais underrated que conheço. E não percebo porquê... Qualquer um dos discos da banda é muito bom!! Com músicas sempre granditas, muito bem construídas, um bombom para os nossos sentidos auditivos, como se comprova por esta música.

7.The National "About Today"
Sou suspeito para falar desta banda. Se tivesse que escolher a minha banda favorita tendo em conta apenas bandas em actividade a escolha recaía neles... Até o título do blog é "roubado" de um dos refrões mais conhecidos deles...
11 de Maio 2008, Aula Magna, finalmente o sonho concretizado de os ver ao vivo. A terminar o encore surge uma música desconhecida para mim na altura, líndissima, simples, sem reacçãofiquei com atenção à letra, também ela líndissima, mas ao mesmo tempo dura, triste, f*dida... As lágrimas foram díficeis de conter. Primeiro contacto com esta música foi um momento único que jamais esquecerei...

8.Arcade Fire "No Cars Go"
Falo da versão Neon Bible, apesar de a versão Arcade Fire EP ter sido a música que mais me ja chamou a atenção no EP da banda canadiana. Nesta nova versão surgiu mais rápida, mais sentida, mais furiosa, mais épica, mais tudo!!
We know a place where no planes go
We know a place where no ships go

(Hey!) No cars go
(Hey!) No cars go
Where we know

Preparados para a viagem?

9.The Wrens "Happy"
You're the one I want
you're a chance to take
you're a hard break
and swore you'd never leave again
you're the only one
that I ever trusted
or who ever cared at all
is this how its going to be
is this how you wanted me
broken down again
its almost over now
is this why you wanted me
to watch as you walk away
you kept on killing me
and you don't even want to touch me
I was wrong
I've wasted on
can't figure out
what happened to us
I won't count on you anymore
I'll be all right
don't worry about me
aren't you happy now
you got what you want
I wanted you
but I'm over that now
I'm so sick of you and what we went through
your lies to me
won't win again
so don't kid yourself
its better this way
its all back to me

Se passarem pela mesma situação também se tornará uma das músicas da vossa vida... Ouvida naquelas alturas f*didas da vida...

10.!!! "Pardon My Freedom"
like a give a fuck
like a give a shit about that fuck

Eu se fosse dj esta era a música que nunca falhava no alinhamento. Todos temos aquela música que nos deixa completamente loucos e fora de controlo a dançar de forma estranha. mais ou menos assim:

e pronto, está feito, é provável que se a lista fosse feita noutro dia fosse diferente, mas só cabem 10...

3 comentários:

  1. Eh pá tens aqui alguns períodos tristes da tua vida. eheheheh apesar d q na maioria se pauta por bons momentos

    ResponderExcluir
  2. tens aqui umas belas escolhas, sim... e a sorte de já terem nascido na década a seguir à minha, não inclui pirosices... é por essas que eu só escolho as músicas da vida adulta e tenho uma grande branca na adolescência... ehehhehe! ;)
    e a silver mt. zion? foste? que tal?

    ResponderExcluir
  3. é bem verdade, e omiti todas as boys bands e girls bands que ouvi, e ainda oiço, hehe.

    quanto à paulinha, tás velha rapariga!! hehehe :P aos silver mt. zion não fui, já reservei foi bilhete (e comprei uns tampões para os ouvidos) para os Lightning Bolt. e hoje devo ir ver os These Arms Are Snakes, mas ainda não tenho certeza...

    ResponderExcluir