videoclips. o cliché e a arte por trás da inevitável e previsível mistura de cinema e música. eu podia ficar aqui toda a noite, o que não seria difícil porque ter sono não é comigo, a falar sobre videoclips, como tudo começou, os responsáveis, os não tão responsáveis, mais oportunistas; o industrialismo imperial em massa e a ascenção cada vez mais presente do medíocre. de perito na matéria pouco tenho. não sou jornalista, nem tenho uma coluna no público. mas tenho olhos na cara, algum interesse e não-conformismo de sobra perante o desastre que vejo na tv, o que é suficiente. ou não, ou não, os tipos são lixados altos e maus e eu só tenho 1,75. agora já sabem a minha altura.
tudo começou com os beatles. claro, silly me (eu não sabia). depois, depois claro foi sempre a cair. o primeiro videoclip exibido nos estados unidos por exemplo foi aquele hit do caraças, o Video Killed the Radio Star. curioso não? conspiração. ou premonição? é que de há uns tempos para cá, a partir dos finais de 80's para aí, que a qualidade tem vindo a descer muito. outra coisa, sempre houve música boa e música má, claro. mas também há gente que sabe ver o que é música boa e outra que não. basta pegar no exemplo da MTV e MCM, com os seus clips de um qualquer neu-rapper rodeado de gajas besuntadas com baby-oil da johnson & johnson ou chocolate que o 50cent mandou vir de óbidos, pelo e-bay... Acontece que e por muito que possa custar a crer, ainda se faz arte no que toca a videoclips e eu achei por bem mostrar-vos os meus 3 preferidos (faltam aqui três - Porcupine Tree, Strip the Soul e UNKLE, rabbit in Your Headlights e Nine Inch Nails, Closer). digam-me os vossos.

Nine Inch Nails, Pinion (realizado por Eric Goode e Serge Becker. o da Help Me I'm in Hell é igualmente excelente)



Tool, Prison Sex (em Stop-Motion, realizado por Adam Jones)


Tool, Schism (realizado por Adam Jones)

4 comentários:

  1. hummm...não acredito q esteja tudo em decadência, nem a música nem os video-clips, os meios são muitos há que escolher...

    top 3 de agora:

    johnny cash - hurt (melhor de sempre - O SR JOHNNY CASH, A SUA VOZ, A MÚSICA E A CIRCUNSTÂNCIA DA GRAVAÇÃO DO VÍDEO TORNA-O NUM MOMENTO ÚNICO)
    http://www.youtube.com/watch?v=SmVAWKfJ4Go

    m ward - hold time (belíssimos, música e vídeo, ambos por m ward)
    http://www.youtube.com/watch?v=Brsw4znRq34

    olympic sideburns - have love will travel (música ainda pode ser sinónimo de diversão!)
    http://www.youtube.com/watch?v=UmeCbx2Dj3E

    ResponderExcluir
  2. eu sei que não está tudo em decadência e concordo contigo, há muito por onde escolher, mas no post falei essencialmente em televisão. deves saber tanto quanto eu que no que toca a música/clips não temos tanta escolha quanto isso. fora alguns conteúdos da mtv2, tanto no RU como nos EU. o que quero dizer é que tenho muita pena que o que mais se faça notar é aquilo que tem muito fraca fraca qualidade. é só isso. aqui em frente ao pc sim, é fácil. és tu que escolhes o que vês. abraço, que ainda não te tinha cumprimentado! xD

    ResponderExcluir
  3. sim, realmente em relação à televisão tens razão, mas para se ver boa música não podemos recorrer a mtv's e tal, mais facilmente vês bons programas na cnn, bbc, etc, alías, mais facilmente ouves cenas fixes nas rádios internacionais do k nas televisões, a npr e a bbc 2 são bons exemplos disso e são estações públicas.

    um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Um marco na história do videoclip:
    Bob Dylan, Subterranean Homesick Blues

    http://www.youtube.com/watch?v=srgi2DkDbPU

    ResponderExcluir