melhor prenda do dia da criança

l_85ce409c906c5c3c2498e33ee8794201.jpg

Com o dia da criança veio também o melhor concerto visto este ano por terras portuguesas, isto na minha humilde opinião, à qual se junta a opinião do I Ran, e de mais uns quantos que ontem assistiram ao orgásmico concerto dos DEERHUNTER no Lux.

Valeu a pena ter que "aturar" o ARIEL PINK e os seus Haunted Graffiti por largos minutos, bastante mais do que os necessários para saturar o público, 15-20 minutos daquele som teria sido mais do que suficiente. Dava a ideia de que a banda acabava por se perder no seu próprio som. Pior que isso só a música que se fez ouvir no intervalo entre as bandas, que mais parecia que estávamos num clube de Salsa.

Chegou então a hora de Bradford Cox apresentar ao vivo os temas dos Deerhunter, num palco que já tinha pisado para apresentar o seu projecto a solo Atlas Sound. Agarrou o público desde inicio e manteve a audiência em êxtase durante todo o concerto, nem mesmo as duas vezes que teve que recomeçar uma música, ou quando partiu uma corda fez o ritmo do concerto abrandar. Aliás, a corda partida deu lugar ao momento mais cómico da noite (ainda foram alguns, o Bradford é um autêntico entertainer e contador de piadas) onde os restantes elementos da banda foram desafiados a tocar uma música em ritmo country enquanto o microfone foi passado para o público, juntando-se mais tarde o Bradford com a sua guitarra recomposta para ainda atacar um solo naquele ritmo country.

Surpreendeu-me o jeito para a guitarra mostrado pelo Bradford, é notável como aquela figura franzina (franzina é pouco tendo em conta a magreza extrema evidenciada) consegue atacar a guitarra de uma forma fantástica. O alinhamento do concerto incidiu mais sobre as músicas mais a abrir dos 3 discos já editados pelos deerhunter, deixando para trás aqueles interlúdios mais electrónicos que fazem parte dos discos. Momento alto da noite foi o Nothing Ever Happened, que ao vivo tem uma versão extendida do solo de guitarra, mas de outros grandes momentos se fez a noite.

Para o encore ficou guardado a sequência Cover Me/Agoraphobia que abre o mais recente disco Microcastle, seguido de mais um momento cómico. Bradford confessa a sua vontade de tocar "Down the river" de Neil Young, fazendo com que a sua banda abandonasse o palco... Não os convenceu a voltar, mas ainda assim conseguiu que viessem alguns elementos dos Haunted Graffiti para o acompanharem. Veio também a confissão da noite "When I was young, I thought Neil Young was stupid, then I grow up and I've realized Neil Young was cool! NEIL YOUNG IS COOL! NEIL YOUNG IS COOL!"

Mas para mim, Deerhunter is even more cool!!

Para já, existe este pequeno excerto da actuação de ontem

Um comentário:

  1. FUCK YEAH!

    AHAH calhou-e "bathe" já tomavas um banhito, hugo xD

    ResponderExcluir